História

1.1 Origem do Nome

O nome de Salto do Jacuí relaciona-se com o Rio Jacuí que atravessa o Município no sentido norte/sul. Antes da emancipação era chamado de Salto Grande do Jacuí, isto porque nas imediações da cidade existe uma cascata circundada por floresta nativa chamada “Quedas do Salto Grande”, originando então o nome Salto do Jacuí.

1.2 Primeiros Habitantes do Município

Os primeiros habitantes do Município se estabeleceram no então distrito de Jacuizinho. Eram famílias descendentes de açorianos , que vieram de Municípios vizinhos como: Cruz Alta, Soledade, Tapera e Cachoeira do Sul. Provavelmente, isto ocorreu, a partir de 1877, quando o povoado de Jacuizinho cresceu, muito antes de se formar a povoação da sede do Município.

1.3 Início da Formação da Sede do Município

A formação da cidade de Salto do Jacuí está intimamente ligada ao nome do Capitão Joanes Guerreiro do Amaral, que era proprietário de aproximadamente 40 colônias de terras desde 1870. O local, na época, era chamado de “Potreirinho” ou vulgarmente de “Saco da Raposa”, pois só existia uma via de acesso para “estes fundos”. Conseqüentemente, as pessoas que aqui entravam eram obrigadas a sair pelo mesmo caminho.

Com o passar de alguns anos, em 1951 teve início uma nova fase na história de Salto do Jacuí, nesta data começaram as construções das Barragens Eng.º José Maia Filho, Passo Real e Itaúba, respectivamente, dando um grande impulso, trazendo o desenvolvimento comercial e o povoamento rápido da sede do Município.

1.4 Data e Homologação da Lei de Emancipação

O município de Salto do Jacuí foi criado com a Lei N.º 7657, no dia 12 de maio de 1982.



Informações Turísticas: Hermogenio dos Santos 342 Cep 99440-000

Fone (55) 327-1400 / Fax 327-1085 Salto do Jacuí RS

e-mail: redecidades@redecidades.net