Pontos Turísticos
 

HIDRELÉTRICA JACUÍ

A primeira unidade da Usina Hidrelétrica do Jacuí, começou a operar em 1962. Localizada no Rio Jacuí, no município do Salto do Jacuí. A usina possui seis grupos geradores de 30MW, com adução realizada por túneis de 1.200 metros de comprimento e nove metros de diâmetro. A barragem Maia Filho, de concreto armado, forma um reservatório de 5.300 hectares e possui 17 comportas.

HIDRELÉTRICA DO PASSO REAL

Inaugurada em 1973, encontra-se localizada no Rio Jacuí, no município de Salto do Jacuí. A Usina Hidrelétrica de Passo Real possui duas unidades geradoras. A barragem que forma o reservatório de regulação apresenta seis comportas, formando um lago de 22.500 hectares (maior lago artificial do Rio Grande do Sul). Seu reservatório tem as suas margens os municípios de Fortaleza dos Valos, Alto Alegre, Campos Borges, Quinze de Novembro e Salto do Jacuí.

GARIMPO DE PEDRAS ÁGATA

No Município, nas margens direita e esquerda do rio Jacuí, estão localizadas as maiores jazidas do mundo de pedra ágata de qualidade superior, podendo ser elas:
* Geodo – quando a pedra apresenta o seu interior oco;
* Pedra com Água – quando em seu interior apresenta água;
* Calcedão – variedade que apresenta maior valor comercial.
Em Salto do Jacuí ocorre, quase que exclusivamente, a ágata tipo “Umbu”, de cor homogênea cinza e que através de processos físico-químicos, adquire as mais variadas colorações. Toneladas destas pedras são comercializadas, principalmente com Soledade, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Grande parte produção é exportada para o Japão, Alemanha, Estados Unidos, França e Itália.

PARQUE ENERGIA DAS ÁGUAS
(Parque temático de Salto do Jacuí)

A divisão de Recursos Florestais e Ambientais da CEEE elaborou um projeto para a instalação de um Parque Temático, com finalidade de educação ambiental, junto ao acesso da Vila Residencial, no município do Salto do Jacuí, onde a companhia possui o maior parque gerador hidrelétrico. O projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí e prevê a construção de um arboreto, pistas para exercícios, local para exposição e teatro a céu aberto.

SALTO DO JACUÍ OFERECE AINDA:

TRILHAS ECOLÓGICAS
PASSEIOS NÁUTICOS
PESCA AMADORA S/ REDE
RESERVA INDÍGENA GUARANY MBYÁS



Informações Turísticas: Hermogenio dos Santos 342 Cep 99440-000

Fone (55) 327-1400 / Fax 327-1085 Salto do Jacuí RS

e-mail: redecidades@redecidades.net